GondomarTV

« Voltar

Mutualismo assinala 719 anos em Portugal

Publicado a: por gondomartv

Vai realizar-se, no próximo dia 8 julho, o Dia Nacional do Mutualismo, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, com início previsto para as 09h30.
Este ano, o Dia Nacional do Mutualismo, promovido pela União das Mutualidades Portuguesas, debruçar-se-á sobre o tema “Mutualismo: ontem, hoje e amanhã, e assinala os 719 anos de existência do movimento em Portugal.
O Congresso contará com a presença e intervenção de ilustres especialistas em diversas áreas, membros do Governo, dirigentes autárquicos e de instituições da Economia Social e Solidária, assim como personalidades nacionais e internacionais.
Refira-se que Ângela Pereira, Presidente da Direção da AMUT – Associação Mutualista dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar irá moderar o painel “Modelo Mutualista, uma resposta no poder local”, com início previsto para as 11h45, e durante o qual se irá debater a importância da criação de associações de caráter mutualista no seio das autarquias locais, tal como a AMUT.
No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, irá realizar-se, igualmente, uma exposição temática sobre a história do movimento mutualista em Portugal, que este ano regista o seu 719.º aniversário. Foi no ano de 1297, a 8 de julho, que foi fundada, em Beja, a primeira confraria laica, sob os auspícios do rei D. Diniz. Trata-se do mais antigo registo histórico existente no país, concernente a uma agremiação de beneficência e socorro mútuo, cuja prática prenuncia claramente os fraternos princípios estruturais que os séculos seguintes consubstanciaram sob o nome de Mutualismo.